Você está visualizando atualmente JULHO AMARELO – mês de conscientização sobre as hepatites virais
Somos a WGI RH TEC., uma consultoria especializada em People Analytics.

JULHO AMARELO – mês de conscientização sobre as hepatites virais

É indispensável que as pessoas estejam por dentro de assuntos determinantes para a saúde. E o Julho Amarelo representa exatamente isso. É uma forma de garantir que as pessoas tenham mais conhecimento sobre as hepatites virais. Confira mais informações a seguir.

O mês de julho foi escolhido para ser o mês de prevenção, luta e conscientização sobre as hepatites virais, que são as principais doenças que geram câncer no fígado.

Mais de 400 milhões de pessoas no mundo já foram afetadas pelas hepatites B e C e todos os anos muitas pessoas morrem por conta dessa doença. Justamente por isso, o Julho Amarelo foi criado para que mais pessoas sejam conscientizadas sobre as hepatites virais.

O que é hepatite viral?

As hepatites são inflamações que atingem o fígado. São causadas por vírus ou então pelo uso de medicamentos, drogas, álcool, doenças genéticas, autoimunes ou metabólicas.

No caso das hepatites virais, as inflamações no fígado causadas pelo vírus podem ser classificadas por A, B, C, D e E.

A transmissão pode ocorrer por: contágio fecal-oral, especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico, de higiene pessoal e dos alimentos; relação sexual desprotegida; contato com sangue contaminado (por seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfurocortantes); da mãe para o bebê durante o parto; e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados (medicamentos derivados do sangue ou plasma humanos preparados com base em hemocomponentes).

O paciente que possui hepatite viral pode sentir alguns sintomas como febre, cansaço, enjoo, dor abdominal, tontura, vômitos, fezes claras, urina escura e olhos e pele amarelados.

Como prevenir

A título de prevenção, algumas medidas simples devem ser tomadas:

– Ingestão somente água filtrada ou fervida.

– Exigir materiais descartáveis e esterilizados em estúdios de tatuagem e piercing, salões de manicure e pedicure.

– Evitar tomar banho ou brincar perto de valões, riachos, chafarizes, enchentes ou próximo de onde haja esgoto.

– Lavar as mãos com frequência, especialmente após o uso do sanitário, troca de fralda e antes de preparar alimentos.

– Cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los, principalmente frutos do mar e peixes.

– Usar preservativos nas relações sexuais.

Tipos de hepatites

A HEPATITE A é a forma mais comum e possui o maior número de pacientes atingidos pela doença. Ela está relacionada com algumas condições de higiene e saneamento básico, que causam infecções leves, mas podem ser curadas com o tempo.

Para se prevenir, é importante ter cuidado com a higiene e sempre manter as mãos e utensílios domésticos bem higienizados e utilizar água fervida, tratada ou clorada para cozinhar os alimentos e lavá-los. Existe vacina contra a hepatite A disponível.

O segundo tipo de hepatite viral que possui maior número de casos é a HEPATITE B. Ela é transmitida através do contato sanguíneo ou sexual. Para se prevenir, existem vacinas e é importante usar preservativos e evitar compartilhar objetos pessoais.

Na HEPATITE C a principal maneira de transmissão é a partir do contato sanguíneo e essa doença também pode causar outras, como cirrose e câncer de fígado, dependendo do caso do paciente, levando à morte. Não existe vacina para a prevenção da hepatite C.

A HEPATITE D é causada pelo vírus VHD e apenas pacientes que foram infectados pela hepatite B podem ter. A vacina contra a hepatite B protege de infecção por hepatite D.

O vírus VHE causa a HEPATITE E e esta pode ser transmitida pela via digestiva. As mulheres que estiverem grávidas e forem infectadas com esse vírus podem ter sintomas mais graves da doença.

A hepatite é uma doença silenciosa e perigosa. É importante fazer o teste para as hepatites B e C e tomar as vacinas disponíveis contra os tipos A e B.

Agora que você conhece mais sobre as hepatites virais fique atento e procure sempre manter a sua saúde em dia. Consulte o seu médico, faça os testes e previna-se.

Somos a WGI RH TEC., uma consultoria especializada em People Analytics.

Se interessou? Entre em contato para saber mais!

📲 11 4210-2520

📲 11 94234-0633 (WhatsApp)