Você está visualizando atualmente A saúde começa pela boca
Somos a WGI RH TEC., uma consultoria especializada em People Analytics.

A saúde começa pela boca

A boca é uma estrutura complexa formada por lábios, gengiva, língua, palato, bochecha e dentes, um ambiente vulnerável e propício ao aparecimento de bactérias, muitas delas naturais e importantes para o processo alimentar. A boca é parte do sistema digestivo, onde se inicia o processamento dos alimentos pelo organismo.

O passo mais importante para a prevenção do surgimento de qualquer problema com a saúde bucal é a higiene. A limpeza com a escova ajuda a remover os restos de alimentos e açúcares que sustentam as bactérias que causam as cáries e placas. E o uso do fio dental é importante para eliminar resíduos que ficam entre os dentes, onde a escova não alcança.

Quando a placa bacteriana não é removida totalmente com a escovação, endurece e vira o tártaro, que pode ficar visível dando um aspecto amarelado aos dentes. Em casos mais graves pode causar periodontite, o nível mais avançado da gengivite (inflamação da gengiva). Os sintomas são mau hálito, sangramentos na boca e escurecimento da gengiva.

Geralmente as pessoas só vão ao dentista quando estão sentindo dor, o que significa que algum problema já está instalado. Para manter a boca saudável, devemos visitar o dentista a cada seis meses para limpeza e avaliação.

Alguns problemas de saúde dão os primeiros sinais na boca

Além de detectar e reverter condições, o dentista tem um papel fundamental para flagrar outras doenças que ultrapassam as fronteiras da boca.

Feridas na gengiva que demoram a cicatrizar, inchaços, sangramentos e retração na gengiva, úlceras e placas vermelhas, a língua mais lisa, a mucosa da boca alterada, aftas ou leões que não desaparecem após duas semanas, aftas de grande extensão, hálito ruim, mudança de cor nas partes moles da boca ou placas esbranquiçadas são alertas de que algo mais sério pode estar acontecendo.

A visita regular ao dentista permite uma avaliação, identificação precoce e o encaminhamento a um especialista.

É preciso cuidado com a higiene bucal das crianças

Desde a primeira infância é importante fazer o trabalho de prevenção a doenças, especialmente contra a doença cárie. É importante também o dentista orientar sobre escovação com pasta de dente com flúor e a introdução de alimentos saudáveis. Adotar uma alimentação equilibrada, com pouco açúcar e amido é fundamental.

A infância é a época em que mais assimilamos coisas novas. Nessa fase, também adquirimos aprendizados que vamos levar para o resto da vida. Quanto antes a criança fizer a primeira consulta com o dentista, mais facilmente vai incorporar hábitos saudáveis em seu dia a dia.

Saúde bucal e a doença cardiovascular

Estudos apontam que a má higiene oral está diretamente associada a um risco aumentado da doença cardiovascular.

A doença da periodontite triplica o risco de uma pessoa sofrer um episódio agudo cardiovascular, como um ataque cardíaco ou AVC – acidente vascular cerebral. Ela tende a engrossar gradativamente o revestimento da artéria carótida, que fica localizada no pescoço e é responsável por levar o sangue do coração para a cabeça.

Fique atento aos sintomas da doença periodontal que apresenta sangramento gengival ao escovar os dentes, mau hálito persistente, gengivas vermelhas, doloridas ou inchadas e retração gengival.

O sorriso e a autoestima

Dentes amarelados, cáries, mau hálito e tártaro podem baixar a autoestima de qualquer pessoa. Assim, faz-se necessário cuidar da saúde da boca para evitar que esses problemas escondam seu sorriso e, em algumas situações, inibam até mesmo a conversa com outras pessoas.

O quadro acima pode ser o resultado de uma pessoa que ainda foge do dentista com medo do barulho estridente daquele “motorzinho”. Ir ao dentista foi associado por anos como algo complexo e doloroso, mas com a evolução tecnológica a odontologia mudou muito, melhorando diagnósticos e tratamentos.

A inovação transformou a realidade dos consultórios e tornou os procedimentos mais rápidos e seguros e, algumas vezes, indolores pois as técnicas também evoluíram muito. Hoje em dia, o dentista consegue fazer diagnósticos mais precisos, esclarecer o paciente antes das aplicações e realizar os procedimentos com mais facilidade.

Uma forma de tornar a visita ao dentista mais acessível é o plano odontológico. Seja através de um benefício na empresa ou de um plano individual, os planos odontológicos oferecem uma ampla rede credenciada, procedimentos nas mais diversas especialidades, tais como tratamento de cáries, de gengiva e de canal, além de atendimento especializado a crianças, consultas de urgência, exames radiológicos e até mesmo a colocação de aparelhos ortodônticos.

A restauração, reconstrução e correção dos dentes são alguns dos caminhos oferecidos para devolver a harmonia e satisfação às pessoas e alcançar maior qualidade de vida.


Consulte a WGI. 

 

Podemos lhe ajudar a encontrar o plano odontológico 
que atenda às suas necessidades ou da sua empresa.
Entre em contato.
WhatsApp: +55 11 95686-9989