Você está visualizando atualmente Deseja manter a saúde mental em tempos de pandemia?
Somos a WGI RH TEC., uma consultoria especializada em People Analytics.

Deseja manter a saúde mental em tempos de pandemia?

Não é nada fácil estar no meio de uma pandemia. Manter a saúde em alta, principalmente a saúde mental em tempos de covid-19 é, sem dúvida, o desafio do nosso tempo. Além do medo, das notícias alarmantes, dos novos hábitos de vida tão necessários e de tantas mudanças nas relações, muitas pessoas têm buscado o equilíbrio da mente para se manterem em harmonia.

O estresse e a ansiedade, sem sombra de dúvida, aumentaram para todos. Se antes o mundo caminhava para uma direção já conturbada, hoje ficou mais difícil criar expectativas e mensurar o que esperar do futuro. Priorizar a saúde mental em tempos de pandemia torna-se, mais que um bem necessário, um objetivo diário para driblar a crise e permanecer saudável tanto de corpo como de alma.

Quer manter a saúde mental em tempos de pandemia? Confira abaixo 5 dicas essenciais para ter mais inteligência emocional e passar por essa fase com mais equilíbrio e bem-estar.

  1. Mantenha o foco no presente

Pensar demais no futuro pode ser cansativo e estressante. Busque desfrutar de cada experiência vivida no presente para gerar emoções positivas de gratidão. Aprecie o lado simples da vida e dê mais valor aos pequenos prazeres cotidianos.

  1. Não se isole por completo

O humano é um ser social e não está adaptado para viver em total isolamento. Estar perto das pessoas afasta problemas como o estresse e a depressão, além de melhorar o humor e a sensação de bem-estar. Buscar estabelecer relações profundas com o próximo também é muito importante para a autoestima.

  1. Aproveite o tempo livre para se conhecer melhor

Se você está com tempo livre, vale muito a pena o dedicar a si mesmo. O autoconhecimento permite dar à vida um direcionamento alinhado a sua própria essência, atitude essa que gera satisfação e ajuda você a reconhecer seus próprios esforços.

  1. Movimente-se

Evite o sedentarismo. Quando possível, escolha as escadas ao invés do elevador e não fique muito tempo sentado em frente ao computador. Se o seu trabalho exige que você permaneça muitas horas em frente à tela, programe horários para levantar e dar uma volta no espaço ao seu redor. Tenha como hábito praticar atividades físicas, de acordo com suas necessidades e recomendações médicas.

  1. Elimine hábitos ruins

Analise seus hábitos e repense o que deve ser eliminado ou modificado. Você está utilizando excessivamente as redes sociais? Está se alimentando de maneira indevida? Pondere quais hábitos você adquiriu durante a pandemia e quais valem a pena manter para que você tenha mais disposição.

Dica extra: busque por terapias para ajudar você a enfrentar esse momento

Não dá para negar: tudo mudou. Diante da pandemia do coronavírus, a sua saúde precisa ser priorizada e colocada acima de tudo. Aproveite os momentos mais reclusos para alinhar seus objetivos e encarar seus desafios. Organize sua vida e execute suas tarefas sem estresse.

Para viver plenamente bem, é preciso repensar sobre rotinas e decisões. A expectativa de vida aumenta se tivermos alguns cuidados com nossa saúde. Nunca se esqueça: mente sã, corpo são e vice-versa.

Terapias, holísticas ou não, são muito recomendadas e podem ser de grande valia para que você tenha impulso extra para enfrentar o momento atual. Meditação, massagens, psicoterapia, acupuntura, entre outras técnicas podem ser muito efetivas na hora de lidar com a saúde mental na pandemia.