Você está visualizando atualmente Novembro Azul
Somos a WGI RH TEC., uma consultoria especializada em People Analytics.

Novembro Azul

Estamos no mês de novembro, o que significa que você já deve ter visto vários anúncios e posts nas redes sociais relacionados ao Novembro Azul. Mas você sabe como surgiu essa campanha e qual seu objetivo?

Como surgiu esse movimento?

Também chamado de Movember (‘Moustache November’ ou novembro do bigode, que é o símbolo do movimento), o Novembro Azul surgiu em 2003, em Melbourne, na Austrália. Dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery, fizeram uma brincadeira em um bar e discutiram se ficariam bem de bigode.

Assim, inspirados pela mãe de um amigo que levantava fundos para a conscientização do câncer de mama, os rapazes decidiram associar o símbolo à prevenção do câncer de próstata. Eles escolheram novembro porque no dia 17 já era comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Aos poucos o movimento foi crescendo e hoje em dia é adotado em mais de 20 países.

Qual o objetivo do Novembro Azul?

O Novembro Azul é uma campanha coletiva, conduzida pelas mais diversas entidades. O seu principal objetivo é conscientizar a sociedade, mas em especial os homens, da importância de cuidar da saúde.

De forma mais específica, a campanha é voltada para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. São realizadas campanhas publicitárias, palestras e outras ações que buscam incentivar os homens a fazerem exames de rotina. No Brasil é comum também que prédios sejam iluminados de azul para marcar a data durante o mês.

Qual a importância do Novembro Azul para a saúde masculina?

O Novembro Azul é fundamental no que diz respeito a alertar sobre os riscos do câncer de próstata. Quando diagnosticado precocemente, o tratamento é mais simples. Porém, como se trata de uma doença assintomática na fase inicial é muito importante o exame preventivo.

A campanha também ajuda muito no que diz respeito aos tabus associados à saúde masculina. Não só em referência aos exames de próstata mas também a exames de rotina e até mesmo à saúde mental.

Como posso contribuir para a campanha?

A melhor forma de contribuir para o Novembro Azul é levar a informação adiante.

Agora que você já sabe qual o objetivo desta campanha e a importância de incentivar os homens a zelarem por sua própria saúde, converse com seu pai, marido, irmão ou amigo e lembre-os da importância dos exames preventivos.

E se você é homem e ainda não começou a tomar conta da sua saúde, não deixe para mais tarde! Vários fatores acabam desencorajando os homens a se cuidarem. 

Consulte um médico urologista e saiba quais os cuidados necessários para se manter saudável.